Inovaeduca 3.0

Inscrições Abertas Guarde esta data

Conheça os especialistas nacionais e internacionais que estarão presentes no InovaEduca3.0, que acontecerá no dia 01 de outubro, na cidade de São Paulo.

Palestrantes


Jim Lengel

Jim Lengel

Graduado em Harvard, trabalhou em organizações ligadas ao setor acadêmico por 38 anos. Professor na Hunter College na Universidade de Nova York e consultor em organizações de todo o mundo sobre a aplicação de novas tecnologias ao ensino e aprendizagem. Seus clientes incluem a Universidade da Cidade de Nova York, entre outros.

Jim é autor de oito livros sobre educação e comunicação, publica uma coluna semanal e podcast sobre o ensino com a tecnologia no site PowerToLearn.com. Está lançando seu nono livro: Educação 3.0


Romero Tori

Romero Tori

Doutor e livre docente em tecnologias interativas pela USP. Atualmente é professor associado da Escola Politécnica da USP, na área de engenharia de computação, onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas, e professor titular do Centro Universitário Senac, na área de design digital, onde coordena o programa de iniciação científica e o grupo de pesquisa em tecnologia aplicada. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas em tecnologias interativas, com ênfase na aplicação em educação, saúde e entretenimento.

É autor, ente outros trabalhos, do livro “Educação sem Distância: Tecnologias Interativas na Redução das Distâncias em Educação” pela Editora Senac de São Paulo. Alguns de seus artigos e trabalhos podem ser acessados através do endereço http://romerotori.blogspot.com.


Luciano Meira

Luciano Meira

Luciano Meira é graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (1991). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE, realiza pesquisas em cultura e cognição, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de produção de sentidos, análise interacional, tecnologias da informação e Internet. É bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq e apoia projetos em educação e estudos de usabilidade do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Atualmente, colabora com a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), um projeto de inovação baseado em tecnologias educacionais lúdicas.


Vani Kenski

Vani Kenski

Graduada em Geografia e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação. Coordenadora e Professora do Curso de Pós Graduação/Especialização em Design Instrucional do SENAC/SP; Pesquisadora 1 do CNPq na área de Tecnologia Educacional; Consultora do SEBRAE Nacional para EAD; Diretora da SITE Educacional; Responsável pelo Design Instrucional do curso de Licenciatura em Ciências (EAD) da USP/Univesp. Ex-professora da Unicamp e da UnB. Autora dos livros: Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância e Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação, ambos publicados pela Editora Papirus, além de muitas outras publicações.


João Vilhete

João Vilhete Viegas d’Abreu

É pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Experiência em coordenação de pesquisas com dispositivos de hardware e software na área de Robótica Pedagógica. Participa de projetos de pesquisa:

1- Programa UCA-Um Computador por Aluno.

2- XO na escola e fora dela: Análise de Contexto e Prospecção de Soluções ligada, a OLPC-One Laptop Per Children. Engenheiro eletricista, Mestrado em Engenharia Eletrônica e doutorado em Engenharia Mecânica – UNICAMP.


John Moravec

John Moravec

Membro do corpo docente do Departamento de Liderança Organizacional, Política e Desenvolvimento e os Estudos de Inovação / Mestrado em Estudos Liberais e programas de pós-graduação da Universidade de Minnesota. Co-fundador do Fórum Horizon, uma mesa redonda sobre o futuro da educação em todos os níveis. É diretor de educação do Futures LLC.


Edvaldo Couto

Edvaldo Couto

Doutor em Educação pela Unicamp, concluiu estágio de pós-doutoramento em Educação na UFRGS. É professor na graduação e pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação, na Universidade Federal da Bahia. Com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ desenvolve a pesquisa "Cibercultura e Educações: Narrativas de professores nas redes sociais digitais". É um dos coordenadores do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Dedica-se a estudar temas como: Educação, corpo e sexualidade na cibercultura; Tecnologias Educacionais; Leitura e escrita em ambientes digitais; Redes sociais digitais e Educação e, dentre outros, publicou os seguintes livros: "O homem-satélite. Estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica" (UNIJUI), "Transexualidade. O corpo em mutação" (GGB), "Corpos voláteis, corpos perfeitos. Ensaios sobre estéticas, políticas e pedagogias do corpo" (EDUFBA. É co-organizador dos livros: "A vida no Orkut. Narrativas e aprendizagens nas redes sociais" (EDUFBA), "Corpos mutantes. Ensaios sobre novas (d)eficiências corporais" (EDUFRGS) e "O triunfo do corpo. Polêmicas contemporâneas" (VOZES). Tem vários artigos sobre essas temáticas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais.


Francisco Mendes

Francisco Amancio Cardoso Mendes

Francisco Mendes é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências com foco em Tecnologia Educacional pela mesma instituição em conjunto com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), após ter obtido a Graduação em Física também pela USP. Fora do ramo educacional atuou como Especialista de Produtos e Sistemas da Internacional Business Machine (IBM) e como Consultor de novos produtos, Treinamento & Qualidade (sistema ISO).

Na área de educação atua desde 1988 como professor de Física (e Matemática) em instituições de ensino nos níveis Básico (escolas regulares públicas e privadas, técnicas, internacionais, bilíngues e cursos pré-vestibulares) e Superior. Exerce(u) função de Coordenação em várias destas instituições de ensino. É consultor Educacional de outras instituições do mesmo setor, com foco na Assessoria Educacional-Pedagógica, Treinamento e Qualidade. Atua também como revisor e leitor-crítico e técnico de grandes editoras do país. Gosta do foco acadêmico proporcionado pela aproximação das áreas de Ciências da Natureza e Linguagem utilizando para isso a abordagem dialógica sócio-histórica-cultural da Teoria da Atividade.
Atualmente está como Coordenador de Tecnologia Educacional da Escola internacional de Alphaville em Barueri, Grande São Paulo.


Painelistas


Gil Giardelli

Gil Giardelli

Professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Web ativista, especialista do Mundo.com, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. CEO da Gaia Creative, empresa em que aplica inteligência de mídias sociais, economia colaborativa, gestão do conhecimento e inovação para empresas e instituições.

É, também, Conselheiro do Comitê de Inovação, Criatividade e Economia Criativa da FECOMERCIO. Autor do Livro VOCÊ É O QUE VOCÊ COMPARTILHA, é conferencista em mais de 700 eventos como RioInfo, Fórum de Inovação RJ, WebExpoForu, TEDx Sudeste, TEDx Curitiba, TEDx Porto Alegre e em empresas e instituições como Câmara dos Deputados do Brasil, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Grupo Votorantim, Ministério Público do Trabalho, CAIXA, SEBRAE, Unimed Brasil, Rede Globo de Televisão, Banco Bradesco, VIVO, entre outras.


Angel Dubon

Angel Dubon Marchelli

Gerente regional para a área de Educação da Microsoft para a América Latina, Dubon é graduado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. Estudou em Ciências da Educação na Universidade Francisco Marroquín da Guatemala, é certificado como professor de Inglês na Universidade Iberoamericana, no México e também tem Pós-Graduação em Gestão pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas (ISEADE) em El Salvador e Pós-Graduação em Gestão de Competências em Negócios em Consorcio HAY da Espanha. É responsável pelos programas e iniciativas da empresa para a área de educação, bem como o relacionamento com Secretarias de Educação e líderes educacionais latinoamericanos.

Aatuou como Diretor Nacional de Educação do Ministério da Educação de El Salvador, durante o qual foi representante no setor de governo nas seguintes organizações: Conselho de Formação Profissional, Comissão Binacional Assuntos Fronteiriços El Salvador-Honduras e do Conselho Nacional para o Cuidado de Pessoas com Deficiência (CONAIPD). Anterior a essa posição também foi Gerente de Treinamento e padrões Grupo TACA, professor e coordenador acadêmico da Universidade Dom Bosco.


Gil da Costa Marques

Prof. Dr. Gil da Costa Marques

Superintendente de Tecnologia da Informação da USP, doutorado em Física pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela European Center For Nuclear Research, pós-doutorado pela Texas A&M University System e Prof e professor titular da Universidade de São Paulo.




Alexandra Okada

Alexandra Okada

Pós-doutora em Tecnologia Educacional, doutora em Educação e graduada em Computação. Atualmente é pesquisadora de recursos educacionais abertos no Knowledge Media Institute The Open University no Reino Unido e coordenadora da comunidade internacional de pesquisa em aprendizagem colaborativa – Colearn no projeto OpenLearn. É professora visitante da FGV no Brasil e da Universidade de Artes em Londres.


Moderadores


Adriana Martinelli

Adriana Martinelli

Coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna -desde 1999. Formada em Fonoaudiologia, pela PUC-SP com especialização em Psicopedagogia - Teoria e Prática e em Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação pela Escola do Futuro/USP. Atuou como consultora em escolas particulares e públicas na área de Educação e Tecnologia.



Mestre de Cerimônia


Emílio Munaro

Emílio Munaro

Graduado em Processamento de Dados e Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Marketing e Comunicação pela ESPM e possui um Mestrado em Administração Internacional pela Rotman School of Management - Universidade de Toronto, Canadá. Há mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação, o executivo já ocupou a posição de Diretor de Canais da IBM, Diretor-geral da McAfee e Diretor de Educação da Microsoft. Atualmente é o Diretor Executivo da Mind Lab Brasil.



Oficinas Hands On


Alan Markhan

Alan Markham

Responsável pelo desenvolvimento das plataformas educacionais Intel® Learning Series no Brasil. Lidera a aplicação de soluções inovadoras, desenvolvendo negócios com empresas e instituições que atuam com tecnologia aplicada a educação. Foi pioneiro no Brasil quanto ao design de plataformas Intel orientadas para educação. Alan traz uma abordagem holística e humana, tendo como paixão o exercício de “descobrir” o que as pessoas realmente necessitam.



Julia Andrade

Julia Andrade

Geógrafa pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação pela mesma Universidade. É diretora Pedagógica da Geodinâmica e sócia fundadora da Veredas Consultoria em Projetos de Arquitetura e Educação. Possui mais de 10 anos de experiência em docência e programas de formação continuada de professores em redes públicas de ensino, trabalhando com temas como fundamentos e sociologia da educação, metodologia de ensino e pesquisa, educação e meio ambiente, com diversos trabalhos de pesquisa publicados. É coautora do Programa e do livro “Educação, Cidadania e Direitos Humanos” (Vozes, 2004) e autora do livro “Cidade Cantada: Experiência Estética e Educação” (Unesp, 2010). É a organizadora do programa de formação continuada de professores da Metodologia MAPA e coautora dos Livros do Professor dos Programas Educacionais da Geodinâmica (2008, 2010, 2012).

Julia acredita que as novas tecnologias educacionais devem ser usadas como mais um instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem que tem, como estruturas fundamentais, os sujeitos do processo: o professor e o estudante.



Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro Salgado

Técnico em informática pelo Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” – UNESP (2004) e graduado em Música com Habilitação em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (2008), atua em projetos educacionais com tecnologia, produzindo conteúdo e trabalhando com formação de professores.



Dariel de Carvalho

Dariel de Carvalho

Trabalha com Educação e Tecnologia desde 1997- desenvolvendo e aplicando projetos Educacionais. Experiências com Educação a Distância, desenvolvimento de softwares educacionais, tecnologia assistiva e formação de professores. É docente na Universidade Sagrado Coração (USC) e Coordenador da Equipe de Orientação Educacional da MSTECH.



André Adura

André Henrique Adura

André Henrique Adura, 22 anos, formado em marketing. Coordenador de projetos na empresa Toptek Soluções Tecnológicas. Atua na área de tecnologia a mais de 4 anos, especialista em Open Source, engenheiro e gerente de contas certificado pela Cisco. Certificado pela empresa canadense SMART como instrutor no software notebook 11 e Instrutor técnico nível III.



Sandra Garcia

Sandra Garcia

Pedagoga, mestre em psicologia na área do Desenvolvimento Humano e Processo Ensino/Aprendizagem, pós-graduada em Psicomotricidade, pós-graduada no Programa de Enriquecimento Instrumental pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação – ISPE/GAE, em São Paulo. Autora do Livro Mediação da Aprendizagem e de vários artigos.



Claudio Franco

Claudio Franco

Graduado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP, Cláudio tem se dedicado a pesquisa e desenvolvimento de soluções educacionais que promovam novas formas de aprender e de ensinar como gamificação da aprendizagem, mobile/adaptive learning, avaliação formativa e outras. Atualmente é Diretor de Novos Negócios na Mind Lab, empresa líder mundial em Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades. Lidera a introdução do Programa MenteInovadora Digital, voltado para o desenvolvimento de habilidades em alunos do Ensino Médio por meio de uma metodologia de ensino inovadora aliada a ferramentas interativas e conteúdo multimídia em tablets e portal na internet.






Patrocínio Máster:




Patrocínio Platinum:

 

Apoios:

Realização:


 

Parceria pedagógica:


Co-realização: