Inovaeduca 3.0

crom
Inscrições Abertas Guarde esta data

Abertura e moderação - Auditório Principal do MIS


Fabio Stefanini

Fabio Stefanini Jor

Idealizador do InovaEduca.

É empreendedor na área de Comunicação. Desde 1998 desenvolve materiais paradidáticos e há 10 anos iniciou um projeto de busca de professoreses que fazem a diferença nas suas escolas e salas de aula, em parcerias com Microsoft e Net Educação.

Em 2012 realizou o primeiro Congresso InovaEduca 3.0 em São Paulo, trazendo pela primeira vez ao Brasil o conceito de Educação 3.0 por meio do Palestrante Jim Lengel.

Em 2013 levou o InovaEduca 3.0 para Recife em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco. De lá para cá, foram mais 4 eventos chamados de Summit: em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Fortaleza.

Em 2015, firmou parceria com o MIS - Museu de Imagem e Comunicação de São Paulo - para realização do III Congresso InovaEduca 3.0 e agora em 2016 para o IV Congresso InovaEduca 3.0, um espaço dedicado a sétima arte que abre espaço para inovação na educação.


Antonio Moraes

Antonio Carlos Quartim Barbosa de Moraes Filho

É diretor responsável pelo segmento educacional na Microsoft, com formação em administração de empresas e MBA pela Business School de São Paulo.

Executivo com cerca de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia, tendo liderado operações de empresas norte americanas no Brasil e América Latina. A frente do segmento Educacional da Microsoft desde 2013, responsável pelo relacionamento e iniciativas da Microsoft no âmbito público e privado para educação básica, superior e vocacional.

Responsável por diversos acordos de cooperação com estados e munícipios, entre os quais São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso do Sul, etc. garantindo acesso a professores e alunos das redes públicas as mais modernas tecnologias disponíveis.

No âmbito privado responsável pelo relacionamento comercial e acordos de importância internacional como por exemplo os recentemente firmados com o grupo Laureate e Kroton.


Manoel Belem

Prof. Manoel Belém

Pioneiro na implantação de Programas de Aprendizagem com Metodologia STEM (SpaceTrip4Us - 2013; F1inSchools - 2014 recebendo Premio de Melhor Estreante em AbuDhabi e 20a equipe do Mundial; 4x4inSchools - 2015 6a. classificada no Mundial na UK; Greenpower EDU BRZ -2016 - em andamento Competição em Outubro 2016 em UK).

É editor das Revistas sobre Aprendizagem e Educação: LearnSteam (Scoop.it) CrowdLearn4us (Flipboard). Professor de Eletricidade e Termologia - Escola Fernão Dias - Osasco - SP e Professor do curso Personalizado de Eletromagnetismo I & II - Instituto de Física - USP.

Palestrante em eventos de Tecnologia da Informação. Personal Teacher Física de alunos com dificuldade de aprendizagem. BSc em Física - Instituto de Física USP 1976 e possui Especialização em Marketing & Adm - FGV 1987. Conselheiro de Administração Certificado - IBGC 2009, ICC da F1inSchools (2013), 4x4inSchools no Brasil (2014) e Representante da Greenpower Education Trust no Brasil (2015).


Luciana Allan

Profa. Dra. Luciana Allan

Diretora Técnica do Instituto Crescer

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/ USP, Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, redatora dos PCNs em Ação e PCNs + Conceitos Estruturantes para o MEC, idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras apoiadas pelas tecnologias digitais, autora do Guia Crescer em Rede, financiado pela Fundação Odebrecht e do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

No Instituto Crescer atua há mais de 10 anos coordenando projetos na área de Educação, muitos deles voltados à formação de professores para adoção de tecnologias digitais nas estratégias de ensino e aprendizagem. Articulista da Revista Profissão Mestre, Blog da Revista Exame e do Portal Educar para Crescer.

 


Palestra Interativa — Grupo Inédita


Kátia Chedid

Profa. Katia Chedid

Educadora, pedagoga, psicopedagoga, gestora escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP.

 


Carla Tieppo

Profª Dra. Carla Tieppo

Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil.

Possui título de doutora em Ciências pela USP. Há 20 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.

Foi também professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP durante 6 anos. Palestrante e consultora, aplica os conhecimentos da Neurociência com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades.

Já proferiu palestras e treinamentos em empresas como Petrobrás, Hays, Dow Química e Rede, correios, INPE, Método Supera e Governo do Estado de São Paulo.


Cristiane de C. P. Raposo

Profª Cristiane de C. P. Raposo

Pedagoga pela Universidade São Francisco e pós graduada em Psicopedagogia clínica e institucional.

Há mais de 20 anos atuando na área escolar como professora, coordenadora e orientadora educacional. É tutora Cogmed, consultora e palestrante com ênfase em neurociência aplicada à educação.

 


Palestra Interativa — Educação Fora da Caixa


Alex Bretas

Alex Bretas

É sócio do UnCollege Brasil, autor dos livros “Doutorado informal” e “Kit Educação Fora da Caixa” e facilitador de inovação e processos colaborativos. É consultor associado da Kailo e um dos curadores do Festival Path.




Palestra Interativa — MEIO


Adriana Martinelli

Profª Adriana Martinelli

Formada em Fonoaudiologia, pela PUC-SP com especialização em Psicopedagogia - Teoria e Prática e em Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação pela Escola do Futuro/USP.

Foi coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna de 1999 até início de 2013.

Certificada em Life Coaching pela SLAC Sociedade Latino Americana de Coaching.  Diretora da Agência de Inovação da Faculdade Singularidades, sócia-fundadora do LED - Laboratório de Experimentações Didáticas e empreendedora da MEIO - Novas Didáticas e Novos Negócios.


Celia Senna

Profª Mestre Márcia Padilha Lotito

Mestra em história social pela USP, é sócia na MEIO.etc e no LED - Laboratório de Experimentação Didática.

Seu principais campos de estudos são a cultura digital, a avaliação e a inovação educativa.

Há 20 anos atua na educação em projetos educacionais com uso de tecnologias digitais e  em avaliação de uso de tecnologias em escolas no Brasil e na América Latina. Tem vários artigos e livros publicados nessas temáticas.  Nos últimos anos vem desenvolvendo processos formativos experimentais baseados em autoria, autonomia e co-criação.


Palestra Interativa — Gestoras Inovadoras


Celia Senna

Profª Drª Célia Senna

Diretora Pedagógica do Instituto Lumiar, (eleita uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo segundo a Microsoft, UNESCO e Standford University).

Célia Senna é uma verdadeira entusiasta da educação. Bióloga, Mestre em Ciências e Doutora em Biologia Molecular pela UnB/USP.

Célia acredita na alfabetização científica e na autonomia construída como bases que possibilitam aos estudantes não perderem o encantamento nato pela descoberta que leva ao aprender.


Solange Giardino

Profa. Mestre Solange Giardino

Experiência consolidada no desenvolvimento e gestão de projetos de Tecnologia Educacional em instituições de ensino básico e superior, por meio da implementação de recursos digitais à prática docente e desenvolvimento de projetos nas áreas de formação continuada de professores e ensino e aprendizagem a distância.

  • Atualmente é assessora pedagógica do Colégio Rio Branco. Atua como professora convidada no lato sensu de Tecnologia Educacional na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Colunista do Portal NetEducação para identificação pedagógica de Apps e ferramentas da web 2.0. É Apple Distinguished Educator da turma de 2015.

  • Possui graduação em Psicologia e é especialista em Informática Aplicada à Educação pela PUC-SP (1999) e em Educação à Distância pela FGV(2007). É Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009).

Workshop Digital — Microsoft

Mestra Julci Rocha

Profª Mestre Julci Rocha

É formada em Letras Português/ Francês e mestre em Educação: Currículo. Especialista em Gestão Educacional, Design Instrucional e Educação Inovadora, trabalhou por oito anos na área de qualidade e treinamento no segmento de seguros.

Em 2008, decidiu seguir seu sonho e atuar na área da educação. Nesse período, atuou como docente na educação básica e superior e tem se dedicado especialmente à formação inicial e continuada de profissionais da educação.

Nos últimos anos, tem acumulado experiências na elaboração, desenvolvimento e coordenação de iniciativas inovadoras no âmbito das tecnologias digitais. Também tem desenvolvido trabalhos como facilitadora em processos colaborativos e centrados nas pessoas, como o design thinking. Gosta de saber que contribui, por meio do seu trabalho, para tornar o mundo um lugar melhor.

Atua como Especialista em Educação na Microsoft.


Leandro Holanda

Prof. Mestre Leandro Holanda

É Mestre em ciências pela USP. Especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP.

Trabalhou como professor de química e na assessoria para a produção de material pedagógico de química para a Editora Moderna, atualmente é assessor pedagógico no ensino de ciências no colégio Albert Sabin e consultor em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação na Fundação Lemann.

Atuou como responsável pela implementação do uso da Khan Academy em escolas públicas em municípios de Santa Catarina, Ceará e São Paulo, e na produção de material para a plataforma Coursera. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, lançado em 2015 pela editora Penso.

Atua como Especialista em Educação na Microsoft.


Rodrigo Assirati Dias

Prof. Mestre Rodrigo Assirati Dias

É Mestre em Ciência da Computação pela USP e professor do Centro Universitário SENAC nas áreas de Computação e Tecnologia.

É também de consultor e assessor de Tecnologia Educacional, professor e formador de professores, tendo atuado em escolas como Porto Seguro, Lourenço Castanho, Augusto Laranja, Vital Brazil e Rainha da Paz.

É revisor parecerista da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação da Fundação Cesgranrio. Atua na docência no ensino superior há 10 anos e tem 18 anos de experiência na área de tecnologia em instituições de ensino, tendo atuado com tecnologias de apoio ao ensino, Gestão de TI, desenvolvimento de softwares, consultoria e gerenciamento de projetos.

Atua como Especialista em Educação na Microsoft.


Workshop Digital — Ciência em Show


Ana Teresa Ralston

Ana Teresa Ralston

Diretora de Inovação e Novos Negócios do Grupo Ciência em Show.

Atua há mais de 25 anos na liderança de projetos de Educação e Tecnologias Inovadoras para os segmentos da educação básica, ensino superior e terceiro setor.

Licenciada em Pedagogia e Administração Escolar pela Universidade Mackenzie (SP), pós-graduada em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas/Microsoft (SP), com  extensão em Gestão de Inovação Fundação Getúlio Vargas/Fundação Dom Cabral (SP) e Inovação pela Babson College, Massachusetts (USA).

Educadora e Executiva com experiência em escolas particulares como Dante Alighieri, Centro Universitário Uniítalo e empresas como Microsoft, Fundação Padre Anchieta e Abril Educação.


Daniel Ângelo dos Santos

Daniel Ângelo dos Santos

Licenciado em Física (2004), pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); concluiu o curso de Técnico de Manutenção no SENAI (1995) e o Ensino Médio como Técnico em Eletrônica (1997).

Atuou na Universidade de São Paulo, no Instituto de Física, no aprimoramento do acervo de materiais experimentais (Projeto Promat - 2004 a 2006); no Projeto Atividades Experimentais em Física,
promovendo a divulgação do conhecimento científico a alunos de ensino
médio e no “Show de Física”, projeto de divulgação científica, que mescla
arte e ciência, dirigido a alunos de escolas públicas e privadas. Desde 2006 atua em programas televisionados destinados à divulgação científica
(“Canal Pincelada” – YouTube; “Ciência em Show” – SBT; “Ciência em Casa” – National Geographic Channel). Entre as publicações, destaca “Almanaque Ciência em Show” – Editora Master Books (2014).


Gerson dos Santos Julião

Gerson dos Santos Julião

Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (2004) onde, também, cursou Licenciatura em Física (2000), pelo Instituto de Física (2000) e atuou como monitor, ministrando as disciplinas: “Produção de Material Didático” (2003) e “Introdução às Medidas em Física” (2002). Ainda na Universidade de São Paulo, no Instituto de Física, colaborou no aprimoramento do acervo de materiais experimentais (Projeto
Promat - 2001) e atuou como professor no projeto de divulgação científica
“Show de Física” (1994-2003).

Desde 2001, presta consultoria e apresenta o projeto “Ciência em Show”,
com temas científicos, em programas de televisão. Participa, também, de
eventos como “Feira do Saber” e Programas de Atualização.


Wilson Roberto Pereira Junior

Wilson Roberto Pereira Junior

Com licenciatura em Física (2010), pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, atua desde 2007 na apresentação de diversos programas televisionados na área de Ciências, como: “Ciência em Casa”, no National Geographic Channel (2012/2013); “Ciência em Show”, no Canal Japi Mais (2007/2008) e no SBT (2007/2009); “Cientistas Malucos”, na Rede Record de Televisão (2007/2009). Participou da publicação do “Almanaque Ciência em Show” (Editora Master Books, 2011).


Workshop Digital — Guten


Danielle Brants

Danielle Brants

Fundadora da Guten Educação & Tecnologia, empresa de educação com foco no desenvolvimento da proficiência leitora no ensino fundamental.

Danielle é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou com desenvolvimento de novos negócios, finanças corporativas e fusões e aquisições em empresas como General Eletric, G5/Evercore Partners e Morgan Stanley.

Ganhadora do prêmio “Inovators under 35” pelo MIT Tech Review, em 2015. No mesmo ano, a Guten Educação foi também premiada como a Inovação Social do ano no país, pela mesma publicação


Leticia Regina

Letícia Reina

Especialista em leitura e gestora pedagógica da Guten. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, tem como foco de atuação e estudo as práticas de leitura e escrita em sala de aula.

Com base em uma perspectiva discursiva de texto e sócio construtivista de conhecimento, acredita na leitura como instrumento de transformação e desenvolvimento do pensamento crítico.

Com experiência de 25 anos em escolas públicas e particulares, atuou como formadora de professores alfabetizadores e de educadores que trabalham com leitura e produção nas diferentes áreas. Atuou como Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I e II em escolas privadas na cidade de São Paulo. E como professora EAD no curso de pós-graduação de Docência no Ensino Técnico, no SENAC. Participou ainda da elaboração de material didático para Editora FTD.


Palestrantra Interativa — Colégio Dante Alighieri


Valdenice Minatel

Profª Drª Valdenice Minatel

Coordenadora-Geral de Tecnologia do Colégio Dante Alighieri.

Mestra e doutora em Educação: Currículo - na linha de pesquisa Novas Tecnologias - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Atualmente desenvolve projetos nas áreas de ensino e aprendizagem mediada pelas TDICs, formação continuada de professores em ambientes digitais e inclusão digital.

Editora da Revista de pré-iniciação científica "InCiência". Tem mais de 25 anos de experiência na área de Educação atuando principalmente com os seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Dispositivos móveis integrados à Educação; EaD, Robótica, Interdisciplinaridade, Inclusão digital e Mediação Pedagógica.


Cristiana Mattos Assumpção

Profª Verônica Martins Cannata

Coordenadora-assistente e professora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri.

Mestranda em Educação pela UMESP. Membro da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Santo André (FSA). Pós-graduada em Sistema de Informação pela FSA.

Participou do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemann. Organizadora do livro Dante de portas abertas: relatos de práticas exitosas e autora do capítulo sobre a Gestão Escolar no livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.


Palestra Interativa — Ensino Híbrido


lilian Bacich

Profª Drª Lilian Bacich

Consultora do Instituto Península.

Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizadora do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.

É doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano na Universidade de São Paulo (USP), mestre em educação: psicologia da educação pela PUC/SP. Possui ampla experiência na área de Educação, atuo por mais de 20 anos na Educação Básica e atua em curso de extensão com foco em Metodologias ativas na educação, no Instituto Singularidades.



Mestra Julci Rocha

Profª Mestre Julci Rocha

É formada em Letras Português/ Francês e mestre em Educação: Currículo. Especialista em Gestão Educacional, Design Instrucional e Educação Inovadora, trabalhou por oito anos na área de qualidade e treinamento no segmento de seguros.

Em 2008, decidiu seguir seu sonho e atuar na área da educação. Nesse período, atuou como docente na educação básica e superior e tem se dedicado especialmente à formação inicial e continuada de profissionais da educação.

Nos últimos anos, tem acumulado experiências na elaboração, desenvolvimento e coordenação de iniciativas inovadoras no âmbito das tecnologias digitais. Também tem desenvolvido trabalhos como facilitadora em processos colaborativos e centrados nas pessoas, como o design thinking. Gosta de saber que contribui, por meio do seu trabalho, para tornar o mundo um lugar melhor.






Patrocínio Máster:




Patrocínio Platinum:

 

Apoios:

Realização:


 

Parceria pedagógica:


Co-realização: