InovaEduca
Clique e arraste para visualizar todas as fotos

Educação 3.0Um dia de conhecimentos inovadores

Realizado no dia 1 de outubro de 2012, o congresso InovaEduca3.0 trouxe a tona conhecimentos sobre o tema Educação 3.0, demonstrados por John Moravec e Jim Lengel, além de contribuir com o pensamento de inovação por meio do educador Luciano Meira. Também foram mostradas novas informações sobre o uso de tecnologias digitais na escola com os catedráticos Romero Tori, João Vilhete, Francisco Mendes e Edvaldo Couto.

Mais as contribuições de Angel Dubon, Vani Kenski, Gil Giardelli, Adriana Martinelli, Alexandra Okada, Gil da Costa Marques com suas opiniões nos debates.

image01Credenciamento: recepção e entrega das pastas image02Troca de experiências na entrada do congresso image03Área de inscrição para as oficinas image01Área de exposições dos patrocinadores e buffet image02Sala Oficinas Hands on 2 – Intel image03Mini estúdio Net Educação image02Inscrição para oficinas image03Credenciamento image01Equipe da Net Educação em ação image03Networking image01Um cafezinho tirado na hora image02Grande movimento na área de exposições image03Totem da MStech prendendo atenção dos participantes image02Participantes conectados image03Conectados o tempo todo image01A tecnologia digital faz parte do dia-a-dia dos educadores image02Compartilhar – o verbo da inovação image01Menu de oficinas ao lado do parceiro: Revista Brasileiros image02Comunicação visual image01Tradução simultânea: inglês – Libras image02Acessibilidade image03John Moravec fala sobre Educação 3.0 image01Mestre de cerimônia: Emilio Munaro image02Especialista Jim Lengel – Educação 3.0 image01Um dia na vida do educador 3.0 image02Jim Lengel – New York City University

A Educação 3.0por Jim Lengel

Segundo o consultor e educador Jim Lengel, o papel do professor, na educação 3.0 é muito mais importante, não é mais simplesmente um transmissor de conhecimento e guardião da ordem como na Educação 2.0. Na Educação 3.0 os professores desenham e gerenciam um complexo conjunto de projetos, estudantes, e atividades que mudam frequentemente. Trabalha em estreita colaboração com outros professores e outros profissionais da universidade e do mercado de trabalho para garantir que o projeto dos alunos seja apontado para direção certa.

Os seis pilares que definem uma Escola 3.0 na concepção de Jim Lengel são:
       • Estudantes trabalham em problemas que valem a pena ser resolvidos (problemas que afetam a comunidade onde vivem);
       • Estudantes e professores trabalham de forma colaborativa;
       • Os alunos desenvolvem pesquisas auto direcionadas;
       • Estudantes aprendem a como contar uma boa história;
       • Estudantes aplicam ferramentas adequadas para cada tarefa;
       • Estudantes aprendem a ser curiosos e criativos.

Na escola 3.0 o aluno raramente entrega seus trabalhos em papel. Em vez disso, mantém um portfólio online, uma coleção de trabalhos que fornecem evidências de aprendizagem para os professores e pode ser usado posteriormente para a admissão para a faculdade ou entrevista de emprego. Na educação 3.0 o aluno é o foco de nossos esforços educativos e eles sabem que serão recompensados pela descoberta de novos padrões e relacionamentos.

As escolas do Brasil do futuro não devem seguir necessariamente modelos das escolas americanas, europeias ou asiáticas. O Brasil precisa desenvolver seu próprio modelo para a Educação 3.0 para preparar e formar os trabalhadores e cidadãos que precisa para dar continuidade ao seu crescimento.

image03Plateia encheu o espaço image01Um dia na vida do aluno 3.0 image02Educação contextualizada image03Emilio Munaro – Mestre de Cerimônia image02Jim Lengel, Gil Giardelli, Adriana Martinelli e Angel Dubon image03Adriana Martinelli – Instituto Ayrton Senna image01Gil Giardelli – consultor em Mídias Sociais image02Gil e Adriana – debate acalorado image03Angel Bubon – Gerente de Educação da Microsoft para América Latina image01Jim Lengel defendendo seu ponto de vista image02Debate do primeiro painel image03Debate do primeiro painel image02Com a palavra o Educador image03Perguntas da plateia image01Painel 1 image03Palestrantes de renome internacional image01Romero Tori e a realidade aumentada image02Romero Tori – polêmico? image03Espaço de exposições image03Totens interativos dos patrocinadores image01Mind Lab mostrando seus produtos image02MStech – Stevanato e Liliane image03Lyselene da Robota com João Vilhete image01Sala de Oficinas 3 – Geodinâmica image02Julia Pinheiro Andrade – Geodinâmica image01Julia e um participante image02Oficina Geodinâmica image03Projeto da Geodinâmica envolve digital e físico image01Oficina com mais de 50 participantes image02João Vilhete em entrevista para Net Educação image01Sala de oficinas 2 – Intel image02Alan Markhan – palestrante Intel image03André Henrique Adura – palestrante Toptek image01Toptek – lousas interativas image02Topteck image03Geodinâmica image01Professora Lyselene – Robota image02Para que lado você vai? image03Roberto Scervino e Fabio Stefanini image01Sala oficinas 1 - Microsoft image03Windows 8 na sala de aula image01Revista Brasileiros – apoiador image02Emilio e Stevanato image03Espaço térreo - almoço image01Espaço almoço image02Espaço almoço image01Sandra Garcia – Mind Lab image02Claudio Franco – Mind Lab image03Credenciais image01Rafael Ribeiro Salgado –Palestrante Mstech image02Apresentação MStech image03Dariel de Carvalho - Mstech image01Rafael Ribeiro Salgado – Palestrante Mstech image02Oficina MStech image03Dariel e Rafael - Palestrantes Mstech image02Windows 8 na sala de aula image03Oficina Microsoft image01Oficina Microsoft image02Windows 8 na sala de aula image03Renato El Achkar – palestrante Microsoft image03Intel Learning Series image01Luciano Meira – inovação na escola image02Luciano Meira – inovação na escola image03Gil da Costa Marques, Luciano e Vani Kenski image01Gil da Costa Marques, Luciano e Vani Kenski image02Alexandra Okada – de Londres image03Vani Kenski image01Emilio Munaro – Mestre de Cerimônia image02Gil da Costa Marques e Luciano image03Luciano Meira image01Debate on e off line image02Gil da Costa Marques, Luciano e Vani Kenski image03Gil da Costa Marques, Luciano e Vani Kenski image01João Vilhete – robótica em sala de aula image02Francisco Amancio Cardoso Mendes image01Edvaldo Couto image02As mídias sociais em sala de aula image03João, Francisco e Edvaldo – painel 2 image01Fabio Stefanini e Teresa Jordão image02Fabio Stefanini – idealizador do InovaEduca3.0 image01Premiação aos educadores participantes image02Cursos de inglês Englishtown image03Cursos de inglês online image01Cursos de inglês – 6 premiados image02Muitos brindes image03Claudio Franco sorteando image01Claudio Franco – Mind Lab image02Claudio Franco – Mind Lab image03Claudio Franco – Anderson Jacob Rocha image01Teresa, Glaice de Castro Gonçalves e Fabio Stefanini image02Adriana Pettengill – Microsoft image03Fabio, Adriana, Denise Cristina Pin e Angel